Autismo – Péricles cobra aplicação de lei estadual

A Assembleia Legislativa sediou a exposição "A outra face do autismo" no final de novembro de 2017

O deputado Péricles de Holleben Mello (PT) cobrou do Executivo Estadual a completa implementação dos dispositivos da Lei 17555, de 2013, que trata das políticas direcionadas ao diagnóstico e tratamento das pessoas com Síndrome do Espectro Autista (TEA).

Ao usar a Tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 2, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o deputado lembrou que a Lei prevê uma série de ações de saúde e educação.

Como um primeiro passo, Péricles alertou para a necessidade de um Censo sobre a síndrome no Estado. “É preciso realizar um levantamento sobre o autismo. Inclusive, fiz um pedido ao IBGE para que em 2020 inclua no Censo essa variável. De posse de dados sobre os perfis das famílias que têm membros autistas, será possível executar ações mais específicas para diagnóstico precoce, tratamento e inclusão na educação e no mercado de trabalho”, disse.

O deputado também lembrou que o governo federal disponibilizou recursos para exames, mas salientou a necessidade de mais dinheiro para atender essa área. “É um começo, mas é um total de dois milhões e meio de reais para todo Brasil, para uma população estimada em 3 milhões de pessoas com TEA. Nosso País precisa voltar seus olhos para essas pessoas e ajudar essas famílias”, finalizou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *