Dia de homenagens à comunidade negra

Essa foi a 12ª edição da solenidade, que este ano foi proposta pelo mandato do deputado estadual Péricles de Mello (PT) em parceria com o Consulado da República do Senegal em Curitiba; com o Centro de Integração Social, Cultural, Comercial e Turístico Afro-Brasileiro; e com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Senegal-África.
Ao abrir a sessão, Péricles disse que a contribuição do povo negro para o Brasil ainda está para ser devidamente reconhecida, mas que é importante destacar o momento histórico pelo qual passa o país para o fortalecimento e a afirmação dessa luta.  “Os valores e direitos dos negros estão sendo reconhecidos e valorizados por políticas oficiais e exemplos implementados pelo governo federal.”, afirmou. O deputado citou a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com status de Ministério, que tem como ministra uma mulher negra. Também fez referência ao cantor e compositor Gilberto Gil, que está à frente do Ministério da Cultura.
Lembrou ainda de políticas públicas como a das cotas, que reserva uma porcentagem das vagas nas universidades para alunos negros; e o reconhecimento das comunidades tradicionais quilombolas. Péricles disse ainda que o fim da discriminação, do preconceito e da desigualdade é uma meta que deveria ser abraçada por todos.
“Essa situação pode ser mudada apenas com o concurso de dois atores: um, o movimento próprio de afirmação dos negros, sua disposição de não aceitar a discriminação e a desigualdade; outro, a conscientização e a ação do conjunto da sociedade, aí incluídos os governos, no sentido de suprimir essa chaga que é o preconceito”, frisou o deputado.
O Cônsul do Senegal, Ozeil Moura dos Santos, disse que é necessário um planejamento estratégico para inserir o negro nos diversos setores da sociedade brasileira. Ele sinalizou dois caminhos para essa conquista: educação e cultura. “É preciso investimentos e projetos para garantir a permanência da criança negra na educação básica e no ensino fundamental. Meta que vai consolidar a presença da população afro-descendente no ensino superior”, argumentou Ozeil.
Homenagens
Entre os homenageados indicados por Péricles estavam o ator Paulo Betti, pela direção do filme Cafundó. O filme teve como cenário a região dos Campos Gerais e a produção contou com o apoio do deputado, enquanto prefeito de Ponta Grossa, para a realização das filmagens. O longa foi inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Péricles também homenageou o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, João Soares; e a professora de História, Clemilda Santiago Neto, militante pela valorização das 82 comunidades quilombolas paranaenses.   O maestro Waltel Branco, compositor da música-tema do desenho “A Pantera Cor-de-Rosa” recebeu uma condecoração do consulado do Senegal.  
A lista de homenageados segue com as indicações do Consulado do Senegal e demais parceiros do evento:
Dr. José Arimathéia Negrão (In Memoriam) – Odontólogo. Dedicou-se à pesquisa de obtenção de energia elétrica através de raios laser. 
Amadeu Luiz de Mio Geara – Graduado em Direito, foi vereador e deputado federal pelo PMDB, Secretário Municipal de Turismo e foi diretor Administrativo e Financeiro do BRDE.
Coronel Amaro do Nascimento Carvalho – Comandante do Policiamento da Capital
Drª. Carmem Lucia – Economista, é gerente Corporativa do Citibank S.A.
Drª. Dora Lucia de Lima Bertulio – Bacharel em Direito, defende o Programa de Ação Afirmativa no Ensino Superior com o objetivo de promover a inclusão da população negra na universidade e mercado de trabalho. 
Dr. Flavio Horizonte da Costa – Filósofo e Advogado. Foi vereador de Curitiba entre 1963 e 1968.
Francisco Lopes Carolina – Advogado e Administrador de Empresas. É conhecido como Chiquinho do Paraná. De família humilde, lutou para estudar e construir o que é hoje o Grupo Chiquinho do Paraná.
Dr. Ivo Mendes – Bacharel em Direito, atuou como advogado criminalista. Foi vereador e dedicou-se a criação do Quilombo dos Palmares.
Jorge Antonio da Silva Santos – Empresário do setor do turismo.
Kleber Silva de França – Empresário e proprietário da Embramad.
Cônsul Lamartine Hollanda Junior – Médico Psiquiatra, Jornalista e Administrador Hospitalar. Foi Cônsul Geral da Costa Rica no Nordeste brasileiro, da Albânia no Norte e do Principado de Hutt River. 
Lizete Caldeira – Diretora do Projeto Grupo Arco-Íris. Incentiva crianças e adolescentes através da arte e cultura.
Mario Jorge Leite – Presidente da Câmara de Vereadores de Itaiópolis em Santa Catarina e do Conselho Municipal de Segurança.
Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva – Psicólogo e pesquisador em Educação.
Dr. Zulfiro Antonio Bosio – Advogado. Atua como representante comercial e empresário. É diretor da Associação do Comércio exterior do Brasil e membro do conselho da Coalizão empresarial Brasileira e do Conselho empresarial Mercosul.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *