Em Ivaí, Péricles participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Em um encontro que reuniu mais de 250 pessoas na Câmara Municipal de Ivaí, pesquisadores, professores, servidores públicos da área da saúde e especialistas puderam trocar informações e discutir políticas públicas direcionadas às famílias que possuem membros com deficiência.

O evento faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, que acontece até o próximo dia 28. Na ocasião, o deputado Péricles de Holleben Mello teve espaço para falar sobre seu trabalho na Assembleia Legislativa direcionado às pessoas com Síndrome do Espectro Autista (TEA).

“Tive a satisfação de falar sobre a Lei 17.555, de minha autoria, que estabelece no Estado do Paraná o sistema de proteção aos direitos da pessoa com autismo. Esse trabalho tem garantido recursos no orçamento estadual para promoção, entre outras coisas, do cadastro da pessoa com autismo. Recentemente o governo começou a estruturar também um programa de capacitação em parceria com um instituto do Estado da Flórida, dos Estados Unidos, para qualificar mais de três mil servidores da saúde e educação sobre diagnóstico e tratamento para autistas”, relata Péricles.

O cadastro tem a intenção de auxiliar na elaboração de políticas públicas mais efetivas para os portadores da Síndrome do Espectro Autista (TEA) através do levantamento detalhado do perfil das pessoas com autismo e das suas famílias.

“Hoje não há estatísticas a respeito do autismo em nosso País e tampouco no Paraná, por isso a necessidade do levantamento. Assim saberemos o perfil socioeconômico dos autistas e de suas famílias e a partir disso poderemos trabalhar de forma mais organizada e eficiente no atendimento a essas pessoas”, diz Péricles. Nos Estados Unidos, há pesquisas que apontam que uma a cada 45 crianças nasce com autismo – os índices estão aumentando em 120% desde 2000.

Fotos: Maykon Lammerhirt

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *