ESCARPA DEVONIANA – Palmeira vai montar comissão em defesa da APA

Professor Carlos Hugo Rocha palestra na Câmara Municipal de Palmeira sobre a Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana

A cidade de Palmeira se mobilizou na noite da última quinta-feira, 10, em torno do tema da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana e dos Campos Gerais. A Câmara Municipal foi palco de uma reunião com produtores, ambientalistas, vereadores e representantes de sindicatos de produtores rurais da cidade para discutir o polêmico projeto de lei que pretende diminuir a APA em dois terços de seu tamanho atual.

O projeto que reduz a APA dos atuais 392 mil para 126 mil hectares está tramitando sob o número 527/2016 na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e é provável que seja enviado ao plenário no próximo mês. Durante a reunião, as lideranças que estavam presentes acordaram que irão compor uma comissão em defesa da APA da Escarpa Devoniana para produzir informações e documentos e sugerir novas maneiras para resolver esse tema.

O evento contou com uma palestra do professor doutor Carlos Hugo Rocha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Temos inúmeras alternativas que podem gerar riqueza e distribuição de renda através da APA. Por esse motivo, não acredito que a redução seja o melhor caminho. Há como conciliar produção e preservação do meio ambiente”, disse.

“Todo nosso esforço nesse momento é de conscientizar a população sobre os danos que esse projeto pode trazer a todas as cidades onde a APA está localizada. Desse modo, vamos tentar sensibilizar os deputados para que rejeitem essa proposta”, disse o deputado Péricles de Holleben Mello, que participou da reunião.

???????????????????????????????????? ???????????????????????????????????? ????????????????????????????????????

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *