Residenciais Califórnia I e II iniciam ações no MOPPE

As lideranças comunitárias dos residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida, Califórnia I e II, no Bairro Boa Vista, promoveram uma reunião para orientar ações pelo Movimento Popular Periferia (MOPPE), na semana passada.

Essas vilas já estão organizadas desde 2017, quando ocorreu a cobrança indevida de IPTU por parte da Prefeitura. Na ocasião, a associação, através de seu presidente Paulo Henrique de Almeida e da presidente do Clube de Mães e Mulheres, Julia Ferreira, entrou em contato com advogados para orientar as pessoas sobre seus direitos e reverter os débitos. O deputado Péricles de Holleben Mello atuou de forma decisiva na questão, juntamente com o deputado federal Aliel Machado, e a Prefeitura teve que voltar atrás nas cobranças.

Com o sucesso na questão do IPTU, outras demandas estão surgindo e a motivação para resolver os problemas aumentou. “Essas regiões estão esquecidas pela Prefeitura há muito tempo. Na divisa entre o Califórnia I e II, o matagal tomou conta dos terrenos públicos trazendo insegurança e acumulando lixo. Há também necessidade de melhor sinalização das ruas para controle de velocidade dos automóveis e faltam espaços para lazer das pessoas”, relata José Carlos Faustin, liderança comunitária que atua nessa região.

No entanto, as associações de bairro dessas vilas se uniram e estão desenvolvendo atividades para compensar a ausência do Poder Público. “A direção de esportes da associação, comandada pelo Antonio Orli, está formando uma escolinha de futebol para as crianças e fornecendo o material para a prática do esporte. Eles utilizam o campo society do Jardim Los Angeles porque não há nenhuma estrutura pública para isso nos residenciais Califórnia”, conta Faustin.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *